Assembleia discutiu ações do CRESS-PR no primeiro semestre e elegeu delegadas/os para o Encontro Nacional

O auditório da sede do CRESS-PR em Curitiba ficou pequeno para o número de assistentes sociais que estiveram presentes na Assembleia Geral Ordinária realizada na última sexta-feira (17). A presidenta Wanderli Machado abriu a assembleia apresentando as ações realizadas no primeiro semestre deste ano, com destaque para as comemorações do Dia do/a Assistente Social e dos 80 anos do Serviço Social no Brasil.

A Seccional de Londrina promoveu entre os dias 16 a 19 de maio a Semana do/a Assistente Social, que contou com debates, roda de conversa, cine-debate, mini curso e apresentações culturais. Em Curitiba, a comemoração aconteceu no dia 3 de junho, num evento marcado por homenagens e debate sobre a conjuntura nacional. Os Nucress também realizaram atividades em suas regiões. A comemoração do Nucress Maringá será no dia 28 de junho (saiba mais aqui).

A conselheira Clarice Metzner destacou a atuação do CRESS-PR como integrante da Frente Mobiliza Curitiba. “A Frente tem realizado mobilização constante no campo do planejamento urbano e da mobilidade”, ressaltou Clarice. No dia 17 de maio a Frente realizou um ato no centro de Curitiba, que contou com a distribuição de um bolo como forma de protesto pela maneira como a Prefeitura de Curitiba e o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (IPPUC) estão conduzindo o processo de revisão da Lei de Zoneamento.

Outro destaque nas ações deste primeiro semestre foi a atuação do Conselho no processo de realização das conferências livres, municipais e estadual de Direitos Humanos. A conselheira Daniela Möller enfatizou a importância da participação do CRESS-PR no Conselho Permanente de Defesa de Direitos Humanos do Paraná – COPEDH, que possibilitou a viabilização das Conferências e o embate acerca de outras lutas importantes.

Rosangela Costa Andrean, da Seccional Londrina, também ressaltou a importância da luta do CRESS-PR dentro do COPEDH e destacou o protagonismo dos movimentos e organizações. Em Londrina foi a sociedade civil quem realizou a Conferência Municipal, pois a prefeitura da cidade não fez a convocação. “Foi um trabalho construído de muita articulação, e nós estamos vendo o resultado agora”, afirmou Rosângela. Confira aqui a avaliação sobre a participação do CRESS-PR neste processo.

Além da apresentação de outras ações realizadas também foi feita a prestação de contas do primeiro semestre.

Apresentação de Agentes Fiscais

Agentes Fiscais: Vanessa Rocha, Bruna Viviani Viana, Rosângela Cavalcanti Colcete e Roberta Mischiatti de Marco
Agentes Fiscais: Vanessa Rocha, Bruna Viviani Viana, Rosângela Cavalcanti Colcete e Roberta Mischiatti de Marco

Foram apresentadas as Agentes Fiscais aprovadas no concurso público realizado pelo CRESS-PR em 2015: Roberta Mischiatti de Marco e Vanessa Rocha, que estão na Sede em Curitiba, e Bruna Viviani Viana, que atua na Seccional Londrina. As agentes se somam à Rosângela Cavalcanti Colcete, que já atua em Curitiba, para desenvolver as atribuições de: executar a Política Nacional de Fiscalização; prestar orientações acerca das Resoluções e Instrumentos Normativos do Conjunto CFESS CRESS e do papel precípuo do Conselho a categoria, estudantes e usuários; receber e apurar denúncias de fiscalização; atender e prestar esclarecimentos aos assistentes sociais, estudantes e demais interessados sobre as legislações e vigentes da profissão; dentre outras.

Novos Nucress

A Assembleia referendou a criação de sete novos Núcleos do Conselho Regional de Serviço Social, que a partir de agora intensificarão a articulação com as/os assistentes sociais de suas respectivas regiões. Saiba mais aqui.

Delegadas/os para o Encontro Nacional

As/os assistentes sociais presentes na Assembleia elegeram e referendaram 11 delegadas/os que participarão do 45º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS. Antes do Encontro haverá duas etapas nas quais as/os eleitas/os deverão participar. A primeira delas acontecerá em Curitiba no mês de julho, em data a ser definida, para estudo e avaliação das deliberações do último Encontro. A segunda será o Encontro Descentralizado da Região Sul, que acontecerá em Porto Alegre.

Foram eleitas/os 5 titulares e 5 suplentes que representarão a Base e referendadas/os 6 titulares e 2 suplentes que representarão a Diretoria do CRESS-PR. Confira os nomes:

Titulares da Base Suplentes da Base
Valdir Peters Rafael Garcia Carmona
Ana Neri Leal Adriana Nepomuceno
Vanieli Aparecida Valério Robison Godoy de Almeida
Eugenia A. Cesconeto Adriana Tavares Revesso
Amanda Boza Gonçalves Amanda Wolff

 

Titulares da Diretoria Suplentes da Diretoria
Rosangela Costa Andrean Vera Armstrong
Antonio Odair da Silva Junior Maysa Nuemberg Vasconcelos
Daniela Möller
Janaine Priscila Nunes dos Santos
Wanderli Machado
Uilson José Gonçalves de Araujo