Ações pela Descomemoração dos 50 anos da Rede Globo

Nesta e na próxima semana, uma série de atos e debates pelo país irão discutir o papel da Rede Globo na história política do Brasil, questionando seu perfil conservador, as suspeitas de sonegação de seus impostos, o monopólio que exerce sobre a comunicação e como estes fatores dificultam a democratização da mídia.

A chamada Descomemoração dos 50 anos da Rede Globo terá atividades em Curitiba promovidas pela Frente Paranaense pelo Direito a Comunicação e à Liberdade de Expressão (Frentex), a qual o CRESS/PR integra. Serão realizadas atividades presenciais e virtuais até 29 de abril, quando acontece aula pública com concentração na praça Santos Andrade, às 18h.

O CRESS/PR convida toda categoria a estar presente neste ato de defesa da mídia democrática.

Serviço Social e a Democratização da Mídia

O serviço social defende uma sociedade justa e igualitária. Dessa maneira enxerga a comunicação como um direito da população e apoia a luta para que a mídia não reproduza valores discriminatórios disseminados na sociedade capitalista.

Por isso o CRESS/PR vem pautando há tempos à necessidade da democratização da mídia. O Conselho participou nos últimos anos de eventos como o Comunicasul e o Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS. Esses eventos possibilitaram um amplo debate sobre a forma pouco democrática de produção e acesso da população à mídia no Brasil. Ainda que a Constituição Federal proíba os oligopólios e os monopólios dos meios de comunicação, menos de dez famílias são donas de quase todas as grandes redes de jornais, revistas, rádios, TVs e sites de comunicação no país. Isso é um entrave para garantir a diversidade. A concentração impede a circulação de ideias e pontos de vista diferentes.

Durante os últimos meses o CRESS/PR tem divulgado a campanha Para Expressar a Liberdade realizada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). A campanha visa recolher assinatura de 1% do eleitorado brasileiro para que o Projeto de Lei da Mídia Democrática possa ser apresentado na Câmara dos Deputados. Os principais dispositivos da proposta são: a proibição de aluguel de espaços da grade da programação, veto à prioridade de emissoras de Rádio e TV por políticos, a criação de um Fundo Nacional de Comunicação Pública e do Conselho Nacional de Comunicação.

Confira matéria do CRESS/PR sobre Democratização da Mídia e Serviço Social.

Saiba mais sobre a campanha Para Expressar a Liberdade e Assine!

Confira documento sobre a Lei da Mídia Democrática.

A mídia diversa e democrática só se faz através da luta. Não deixe de ir aos atos de “Descomemoração do Aniversário da Rede Globo”!

• 29/04 – Aula Pública de descomemoração dos 50 anos da Globo
18h – Concentração na praça Santos Andrade/ velório da hegemonia, monopólio e da manipulação
18h30 – Marcha fúnebre
19H – Aula Pública na Boca Maldita