7° CPAS: Congresso tem apresentação de 156 trabalhos em 10 eixos temáticos

Apresentação de Trabalhos no 7° CPAS

A produção e compartilhamento de conhecimento também foi produtiva para as/os Assistentes Sociais que apresentaram trabalhos durante a exposição de trabalhos inscritos no 7° Congresso Paranaense de Assistentes Sociais (7° CPAS). Fora apresentados, ao todo, 156 estudos nas salas da reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no sábado (28).

Os trabalhos foram divididos em 10 eixos temáticos: “Trabalho, Questão Social e Serviço Social; “Serviço Social, Gênero, Raça/Etnia”; Ética, Direitos Humanos e Serviço Social; Serviço Social, Sistema de Justiça e Políticas Públicas; Direito à Cidade, Territórios e Lutas Urbanas e Rurais; Democracia, Controle Social e Participação Política; Seguridade Social (Saúde, Previdência e Assistência Social), Contrarreformas e Resistência; Trabalho, Questão Social e Serviço Social; Políticas Sociais e Defesa de Direitos: Infância, Adolescência, Juventude; e Políticas Sociais e de Defesa de Direitos: Pessoa Idosa.

 

Violência contra a mulher

A Assistente Social Janaine Priscila Nunes dos Santos em sua apresentação de trabalho no 7° CPAS

Uma das Assistentes Sociais que apresentou seu trabalho no 7° CPAS foi Janaine Priscila Nunes dos Santos, que trabalha na Defensoria Pública do Paraná (DPPR), dentro da Casa da Mulher Brasileira, em Curitiba. O tema do trabalho apresentado por Janaína foi “O Papel do Serviço Social no Trabalho com Mulheres em Situação de Violência: Desafios da Intervenção Profissional na Defensoria Pública do Estado do Paraná”. Em sua reflexão, a Assistente Social abordou o exercício profissional a partir da discussão do papel do Serviço Social na instituição (pensada como um órgão de acesso à Justiça) e de que forma o Serviço Social pode contribuir para que, de fato, ocorra a superação da violência contra a mulher.

Janaína fez uma análise histórica tanto do papel do Serviço Social quanto da violência doméstica no Brasil. Ela apontou essa situação de violência vivida por mulheres no país como uma expressão da questão social, a partir da consideração de que o patriarcado é uma estrutura fundante da sociedade capitalista, além de mostrar a importância de se olhar para a totalidade da demanda de violência doméstica contra a mulher. “Muitas vezes os profissionais ou mesmo as mulheres, a sociedade em geral acaba culpabilizando a mulher pela situação em que ela se encontra. Então essa reflexão é importante para que a gente repense a nossa atuação profissional e pense em estratégias para além do que está posto, para além dos manuais, dos fluxos”, afirmou.

Alimentação orgânica

Deby Caroline Eidam apresentou o trabalho “Semeando Consciência Social pela Boca”

Outra Assistente Social que apresentou trabalho no 7° CPAS foi Deby Caroline Eidam, que trabalha no Centro de Educação Infantil Maria Cazetta, em Curitiba. O tema abordado na apresentação foi “Semeando Consciência Social pela Boca”, no qual ela mostrou como um trabalho de plantação de horta orgânica em uma escola tem mobilizado famílias de um bairro da capital do estado a consumirem produtos orgânicos, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Deby explica que o projeto começou com oficinas para mostrar para as famílias das crianças a importância da alimentação orgânica e como plantar.

A parceria possibilitou ainda que a escola se tornasse um ponto de distribuição de cestas de produtos orgânicos produzidos pelos agricultores familiares do MST em Curitiba. “Para a nossa escola foi um avanço, pois estamos falando de uma cidade com tradição conservadora, que ainda carrega o mito da cidade modelo”, explica. Atualmente, conta a Assistente Social, 20 famílias de crianças da escola passaram a adquirir produtos orgânicos na própria escola. “Conseguimos garantir que essas crianças também se alimentem dos produtos orgânicos que a gente compra do MST. É gratificante pensar esse trabalho. Nos possibilita ver que todo espaço pode ser de aliança com o movimento social, de estabelecer um dialogar com as famílias, para nosso planejamento de sociedade”, comenta.

Para conferir a lista de trabalhos apresentados, clique neste link.