Site do CRESS-PR ganha ferramenta de acessibilidade

A partir desta terça-feira (04) o site do CRESS-PR passou a contar com a ferramenta de acessibilidade Rybená, um recurso de tecnologia assistiva que está preparado para funcionar de forma compatível com os principais navegadores, seja para computadores ou dispositivos móveis. O sistema, fornecido pelo Instituto CTS, traduz textos do português para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e converte português escrito para voz falada no Brasil, oferecendo às pessoas com necessidades especiais a possibilidade do entendimento dos textos na internet.

A implantação deste sistema é um cumprimento do CRESS-PR às deliberações do Conjunto CFESS-CRESS no que diz respeito à “política de acessibilidade nas instâncias físicas e políticas, visando superar as barreiras físicas de comunicação e atitudinais”.

O link do Rybená Acessibilidade está localizado no canto superior direito do site e ao lado dele estão dois ícones: um para a leitura de todos os textos em LIBRAS e o outro para leitura em voz.

Como utilizar o Rybená

1) Para traduzir um texto em LIBRAS: clique no ícone da “mãozinha” e, em seguida, selecione o texto, ele será traduzido automaticamente;

2) Para que o texto seja lido em voz falada: clique no ícone da “pessoa falando” e selecione o texto, ele será lido automaticamente.

rybena