2° Encontro Nacional pelo Direito a Comunicação

960x312_evento-3180-banner

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) organiza entre os dias 10 e 12 de abril o 2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC), que acontece em Belo Horizonte (MG) no Instituto Metodista Izabela Hendrix.

O evento reunirá militantes de movimentos sociais, sindicais, estudantes, ativistas e cidadãos/cidadãs interessados/as no direito à comunicação. A data e o local escolhidos colocam o encontro no calendário de eventos da Semana Estadual pela Liberdade de Expressão, pela Democratização dos Meios de Comunicação e pelo Direito à Informação, instituída pela Lei Estadual 20.818/13. O primeiro ENDC, em 2012, foi realizado no Recife (PE).

Além de discutir temas importantes sob a perspectiva da comunicação como direito humano, o encontro visa, essencialmente, estabelecer redes e fortalecer os mais diversos movimentos em prol da comunicação, objetivando potencializar o espectro de ação dos diversos atores e a capacidade de intervir na formulação de políticas públicas.

Participação Internacional

Na mesa que traçará o cenário internacional sobre a regulação das comunicações e os desafios do caso brasileiro, estão confirmados o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, o canadense Toby Mendel e Martín Becerra, docente na Universidade Nacional de Buenos Aires (UBA) e Universidade Nacional de Quilmes, na Argentina.

Também está confirmada a presença no evento de Gustavo Gómez, ex-assessor de comunicação do ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica. O presidente foi o responsável pela sanção da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual (Ley de Medios), que garante diversidade e pluralidade na mídia do país.

Fazendo parte do ENDC

Entidades, coletivos, movimentos sociais, pesquisadores e ativistas autônomos poderão inscrever, até o dia 23/3, propostas de atividades autogestionadas para o 2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC). As atividades poderão ser temáticas (palestras, mesas-redondas, debates, oficinas, rodas de conversa e exposição de trabalhos acadêmicos) ou culturais (cênicas, musicais, performáticas, literárias e audiovisuais). Os interessados poderão inscrever suas propostas pela Internet (aqui).

•Confira aqui a programação do ENDC

•Clique e participe da Campanha Para Expressar a Liberdade, pelo Projeto de Lei de Mídia Democrática.

• Confira o evento no Facebook

 

Fonte: www.doity.com.br/2endc