CRESS/PR participa da 5ª Conferência da ILGA-LAC

O Cress/PR participou na última quarta-feira (27) da abertura oficial da 5ª Conferência da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais na região da América Latina e do Caribe (ILGA-LAC). O evento acontece no Estação Convention Center, em  Curitiba, e reúne mais de 400 ativistas da causa LGBT para definir estratégias de promoção dos direitos humanos, sexuais e políticos do segmento no biênio 2010-2012.

ilgaA programação da Conferência se estende até o dia 31 de janeiro com plenárias, palestras e grupos de trabalho com o objetivo de trocar experiências sobre a questão LGBT em nível mundial. As ações, inclusive a realização de uma passeata na rua XV de Novembro, fazem parte da mobilização internacional promovida pela ILGA-LAC para fomentar o debate pelo fim da descriminação por orientação sexual e identidade de gênero.

No evento, integrantes do Cress/PR que participam da Conferência, distribuíram exemplares do Cfess Manifesta sobre a posição política e ideológica do conjunto Cfess/Cress. O documento, em favor dos direitos da comunidade LGBT, considera o código de ética profissional, o projeto-ético político do Serviço social e a resolução 489/06 do Cfess 489/06 que veda condutas descriminatórias no exercício profissional de assistentes sociais.

De acordo com a conselheira do Cress/PR Daraci Rosa dos Santos a participação no evento faz parte do plano de ação do Cress/PR para ampliar o debate com os profissionais paranaenses “fornecendo subsídios para uma melhor atuação na defesa dos direitos humanos e sexuais nos diversos espaços sociocupacionais”.

No Paraná a comissão organizadora do evento é formada pelas entidades: Grupo Dignidade, CEPAC, Dom da Terra (Centro Paranaense de Cidadania), APPAD (Associação Paranaense da Parada da Diversidade), Artemis e Transgrupo Marcela Prado. Grupos dos quais o Cress/PR tem se aproximado para ampliar o debate sobre a diversidade.

A programação geral do evento encontra-se no site www.ilgalac.grupodignidade.org.br

Sobre a ILGA-LAC

A ILGA (Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais) é uma federação mundial que congrega grupos locais e nacionais dedicados à promoção e defesa da igualdade de direitos para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBT) em todo o mundo. Fundada em 1978, a ILGA reúne entre seus membros mais de 670 organizações, entre pequenas coletividades e grupos nacionais, representando, assim, mais de 110 países, oriundos de todos os continentes. No encontro de Curitiba, estará representada a seção da América Latina e Caribe da ILGA.