Cress/PR lamenta morte de Zilda Arns

zilda_arns
Foto: Agência Reuters

O Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (Cress/PR) manifesta seu pesar com o falecimento da fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns. A médica sanitarista morreu nesta terça-feira (12) vítima do terremoto que dizimou mais de cem mil pessoas no Haiti.

Na sexta-feira (15), o velório de Zilda Arns será realizado no Palácio das Auracárias em Curitiba até às 9 da manhã do sábado. O enterro acontece, também na capital paranaense, em cerimônia fechada.

A mensagem, também enviada à Pastoral da Criança, o Cress/PR lembra a importância da médica pela afirmação dos direitos sociais e humanos, especialmente os das crianças e idosos do Brasil e do mundo. Veja a íntegra logo abaixo.

À Pastoral da Criança

Adeus à ZILDA ARNS

Uma mulher que irradiou ao mundo uma simples e eficiente forma de fazer o bem e defender direitos sociais e humanos, como o direito à vida de crianças, adolescentes e mulheres pobres. Assim conseguiu salvar milhares de vidas, combatendo a mortalidade infantil e a desnutrição.

Uma mulher que encontrou um método, igualmente simples e democrático de fazer política, em forma de pastoral, através da sua crença e da sua fé religiosa, a partir dos princípios cristãos e contribuiu para que uma parte considerável da igreja católica e dos fiéis se organizassem comunitariamente, em defesa da vida.

Uma mulher que ocupou cargos políticos, de grande relevância social, em conselhos de políticas públicas. Onde defendeu princípios éticos, ideias e causas humanitárias. Pensando na proteção social e no bem estar da sociedade brasileira.

Uma mulher que fez as pessoas acreditarem que um mundo justo e igualitário é possível, alimentando esperanças e apresentando resultados para de que é possível e importante sonhar com uma vida melhor para todos.

Uma mulher que de tanto crer na solidariedade projetou o Brasil para o mundo, a partir da ideia de que somos responsáveis por dias melhores.

Essa foi a Dra. Zilda Arns, que muito honrou os brasileiros e brasileiras. Pessoas que hoje lamentam a tragédia da sua partida, mas que certamente terão com ela aprendido muitas e importantes lições de vida.

Militante, guerreira, defensora de direitos e esperançosa. Para essa mulher que adotou a terra dos Pinheirais, do Estado que é “semelhante ao mar”, grande, intenso, como foi Zilda Arns, o CRESS PR 11ª Região manifesta o seu pesar, desejando à sua família, amigos e às diversas pastorais da Criança no Brasil e no mundo, que seguiam os seus ensinamentos.

As merecidas condolências, com o reconhecimento de que um grande ser humano se foi, mas uma grande obra humanitária permanecerá para sempre.

Curitiba, Janeiro de 2010.