Olá
Sou profissional recem formada e procuro contato com profissionais que desenvolvem trabalhos junto as comunidades indigenas.
att
Regiana Almeida
Olá
Sou profissional recem formada e procuro contato com profissionais que desenvolvem trabalhos junto as comunidades indigenas.
att
Regiana Almeida
Senhorita Regi,
Gostaria de socializar subsídios ao trabalho do Serviço Social em que não se limita ao instrumental da profissão. Trata-se de um importante referencial para quem trabalha com comunidades indíginas partindo de uma perspectiva libertária anti-capitalista. nessa exposição Michael Löwy levanta 4 pontos sobre o pensamento de Rosa de Luxemburgo, sendo que o último pondo penso que tenha uma riqueza ímpar para qualquer profissional que atua com comunidades indíginas.
O link da fala de Michael Löwy está no site abaixo e tem a duração de 1 hora.
http://www.esquerda.net/audio/michael-löwy-fala-sobre-rosa-luxemburgo
Caro Maurício
Sinto falta das nossas conversas, suas contribuições foram e continuam sendo revelantes para o meu aperfeiçoamento profissional.
Eu quero trabalhar no CRAS Itinerante de Guaraqueçaba
Eu quero muito trabalhar com comunidade indigena, não quero fazer a pratica pela pratica e sim fazer algo que me realize profissionalmente e contribuir com a emancipação desse povo. Faço minha as palavras de Yamamoto, quero " desenvolver uma ação de cunho socio-educativo viabilizando acesso aos direitos e ao meios de exerce-los, contribuindo para que necessidades e interesses dos sujeitos de direitos adquiram visibilidade na cena pública e possam, de fato ser reconhecidos". Presenciei a situação desse povo oprimido, reprimido e discriminado. Sofrem com a questão do alcoolismo, desnutrição,retenção dos cartões dos Beneficios Assistencias, com a falta da autosustentabilidade etc... Temos uma dívida inafiançavel com esse povo, que eram os verdadeiros "proprietarios" de tudo isso até nos chegarmos...
Hola Regiana,
Tenho lido sua mensagem e gostei. Trabalho a alguns anos com povos indigenas e concordo praticamente com tudo o que vce nos diz.
Quanto as palavras de Yamamoto na afirmação dos direitos de cidadania, entendo que o respeito a diversidade, reconhecimento da autodeterminação dos povos na gestão de modelos proprios de etnodesenvolvimento sustentaveis é essencial no processo societario e multicultural de recuperação das "perdas".
A visão "sócioeducativa" deve vir acompanhada de um posicionamento ético-politico, histórico economico muito claro daquilo que as maiorias das familias indigenas defendem como sendo prioritário para todos eles hoje que ocorra em seus territorios.
Portanto ao resgatarmos politicas publicas de afirmação numa democracia multicultural como é o Brasil, para os povos indigenas, isto não se reduz a "monetarização, assalariamento, pensões, indenizações,ou qualquer outros beneficios en especie." como troca das perdas e perseguiçoes genocidas perpetuadas no passado. Existe um diferencial importantíssimo na formulação das diretrizes para gestão publica na transferencia de renda com povos amerindios na nações do Continente Americano.
Os povos indigenas não são "pobres, miseraveis, nem mendicantes" -ainda que essa seja a visão da apariencia-. O processo relacional desencadeiado pelo contato do europeu com os lideres nativos é que determinou transformações sociais, assincronismos, apropriações patrimoniais dos recursos para colonização,empoderamento pela força do europeu aqui chegado, submissão dos nativos aos "novos donos do espaço" e ou resistencia migrando para outras regiões... Espero que em 2011 consigas alcançar tua meta!
Jorge Alberto. Feliz Natal e um prospero 2011!
Saude Indigena
Oi Jorge, fiquei super feliz com a sua contribuição, já faz algum tempo que tento me comunicar com profissionais que atuam junto as comunidades indigenas, ja até me cadastrei no site do CRESS do Para. Em relação a ação socio educativas, entendo que atraves da ação conjunta, contribuimos para que eles sejam protagonista de sua historia na construção de uma politica indigena que atenda aos seus anseios. È preciso dar visibilidade a historia desse povo, para que possamos destruir aquilo que foi nos ensinado na escola, aquela velha história de que os indios são os bandidos os portugueses os mocinhos, essa historia que está enraizada na mente da sociedade, precisa se construida de forma que todos compreendam que enquanto grandes fazendeiros se apossam de terras que eram verdadeiras reservas ambientais,e contribuiam com a autosustentabilidade de um povo, se trasnformaram em grandes pastos para enriquecer quem já tem, esses dias vi uma frase que falava bem isso "Triste mundo, que veste quem esta vestido e despe quem está nu".Obrigado de coração por sua contribuição, vejo que vc tem muito a contribuir para o meu aperfeiçoamento profissional, gostaria de manter contato.
Olá!
Para contribuir com os colegas. Minha amiga de graduação que é indigena está atualmente trabalhando nesta área, aqui no Paraná na aldeia de Nova Laranjeiras. Qualquer questionamento posso repassar o contato dela somente por email. Segue meu email no link do Nucress Guarapuava.
Oi André, eu ouvi dizer que tinha uma profissional da nossa area na aldeia de Nova Laranjeiras, eu quero sim o contato dela, vou ver o seu email. Agradeço desde já.
Confesso que a vezes não sei o que fazer, são tantas as teorias e a burocratização das coisas que as demandas chegam e ficamos sem saber como agir....
Você deve fazer login para publicar.
R. Monsenhor Celso, 154, 13º andar
80010-913 - Centro - Curitiba - PR
09h00 às 12h00 hrs
13h00 às 18h00 hrs
(41) 3232-4725
R. Maranhão, 314, 7º andar
86010-410 - Centro - Londrina - PR
08h30 às 12h00 hrs
14h00 às 17h30 hrs
(43) 3324-1151