Embora aprovada desde 2006 a Lei Estadual que institui as equipes multidisciplinares na Educação (Pedagogo/Psicólogo e Ass. Social), a mesma ainda não foi implementada! Estamos em movimento no Paraná para que isto ocorra. A Comissão de Serviço Social na Educação tem este objetivo: organizar ações, debates, mobilizações, etc... no sentido que tornemos isso uma realidade!
Também representamos a região sul (PR/SC/RS) no GT Nacional do CFESS sobre Serviço Social na Educação e estamos em pleno processo de luta pela aprovação do PL 60 que institui os profissionais Psicólogos e Assistentes Sociais na Educação a nível nacional e que tramita no Senado. Precisamos de muita força, pois embora necessário o nosso trabalho no setor, temos muitas barreiras a romper e práticas a construir!
Em Curitiba, tramita PL na Câmara de vereadores para inclusão do profissional Assistente Social nas escolas públicas municipais, o que também tem nos motivado a organizar ações neste sentido,
Portanto, colegas... sintam-se conclamadas a lutar e formar este coletivo de profissionais que querem ampliar direitos dos usuários, oferecendo serviço que possibilite mediações importantes na questão social que se expressa na Educação!
A tarefa é grande, o compromisso é maior...
A próxima reunião da comissão de SS na Educação será dia 30/07, às 18h30.
Aguardamos sua presença!
Abraços Fraternos e Democráticos!
Luta pelo Serviço Social na Educação!
(20 posts) (11 vozes)-
Publicado 1 ano atrás #
-
Quais as possibilidades de intervensão do serviço social frente a desigualdade na reprodução do conhecimento nas escolas?
Sobre o conservadorismo na educação. Quais as propostas do serviço social para com ele (coservadorismo) romper?
O trabalho sera realizado multidisciplinarmente.Ou seria melhor realiza-las (atividades) interdisciplinarmente?
GratoPublicado 1 ano atrás # -
Em relação ao Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal de Curitiba, gostaria de maiores detalhes ou pelo menos o número da Lei para ter acesso a mesma junto a Câmara.
Grata.Publicado 1 ano atrás # -
Oi Lourival. Muito relevantes suas indagações. Estou representando PR/SC/RS no GT Nacional do CFESS, que discute a inserção do SS na Educação e temos debatido muito profundamente sobre tudo isso. É sim nossa intenção trabalhar na perspectiva de romper com o conservadorismo, não só na Educação mas também no próprio interior da nossa categoria, quanto às práticas e concepções teórico-metodológicas. Acreditamos que nossa inserção na Educação deve ser crítica e pode colaborar em diversos aspectos, tanto em nível de gestão da política, quanto de exeçução e planejamento (macro e micro). Neste sentido, entendemos que atuar nas expressões da questão social na Educação, no interior da Escola, envolve conhecimentos específicos (funcionamento e dinâmica da política de Educação, aspectos legais e também uma noção das concepcões pedagógicas), bem como um fazer específico do Assistente Social neste espaço, justamente para não acabarmos desenvolvendo práticas ultrapassadas e que nada tenham a ver com a superação das desigualdades ali manifestas. Se vc puder comparecer às reuniões da comissão, será muito bem vindo!
Abraços Fraternos e PedagógicosPublicado 1 ano atrás # -
Karina:
Trata-se da proposição n. 05.00326.2007, a qual estamos avaliando na reunião de hoje, pois tem alguns problemas (diversas ordens), mas consideramos fundamental apresentarmos as altérações ao propositor e encampar luta pela aprovação e implantação.
Vc também é muito bem vinda às reuniões desta comissão e nas demais que tenha interesse.
Abraços Fraternos e Pedagógicos!Publicado 1 ano atrás # -
Obrigada Dara pela informação!
Atualmente estou atuando na Secretaria da Educação Especial e Inclusão de Pinhais - PR.
Ontem não tive a possibilidade de estar participando desta reunião e gostaria de saber as datas dos próximos encontros.
Quanto a minha atuação, não permaneço nas escolas, meu trabalho é embasado na inclusão da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho e suporte à Escola de Educação Especial - grupos com familiares e acompanhamentos de suspeitas de diversos direitos violados à criança dentro do âmbito escolar.
Considero que a Educação abriu e está abrindo as portas para o Serviço Social, porém, não apresentam clareza em nossa atuação uma vez que ao longo destes anos os pedagogos, os psicólogos e demais integrantes desta equipe pedagógica realizavam e ainda realizam acompanhamento familiar, muitas vezes sem o devido tato e cuidado com a preservação da individualidade da pessoa, das suas problemáticas sociais e familiares, expondo ao ambiente escolar estas fragilidades com a concepção primária de estar ajudando de alguma forma, acreditando que sensibilizar a equipe será a maneira mais correta ou fácil de se auxiliar determinada família a solucionar seus problemas.
Onde estou, permaneceram mais de 10 anos sem Assistente Social, ainda luto por um espaço mais delimitado e valorizado, pois estou sozinha na educação como representante de nossa categoria. É uma conquista diária e não podemos ter pressa, pois na Educação, infelismente, as coisas ocorrem num ritmo mais lento.
Abraço e até mais.Publicado 12 meses atrás # -
Bom Dia Karina:
Fiquei muito feliz com o seu relato, que bom que vc tem a compreensão sobre o longo caminho que temos de trilhar na construção desse importante espaço sócio-ocupacional que é a educação!
Ontem apenas discutimos acerca da necessidade de fazermos diversas mobilizações para fazer aprovar a lei em Curitiba, pois, conforme analisada na reunião, a referida possui alguns problemas que podem impedir sua aprovação e precisamos corrigir iss. Para tanto, faremos uma reunião com o propositor no dia 10/08, às 14h00 na câmara de vereadores sugerindo as correções e também procuraremos outros setores (conselho municipal de educação e vara da infância e da juventude) para fortalecer o debate e a luta.
Temos muitas outras questões em pauta para o próximo período, se vc puder se aproximar mais, será muito bom! E também está convidada para estar conosco no dia 10/08. A próxima reunião será dia 27/08, 18h30 no CRESS. Se vc conhecer mais alguém que atue na área de educação, convide.
AbraçosPublicado 12 meses atrás # -
COLEGAS!
Solicito a todas/os que tenham notícia da existência de legislação municipal que institui o Serviço Social na Educação para que informem ao CRESS, fornecendo o número da mesma, passando cópia, enfim... Ainda que nos digam se a lei foi ou não implementada, quantos profissionais atuam no setor, etc. Também que nos digam se há Assistentes Sociais atuando na educação, independente da existencia de lei para que possamos propor junto aos gestores e legislativo local a criação de lei específica. Onde há lei, mas não foi implementada, faremos mobilizações para que ela seja efetivada, mas para tanto precisamos que a categoria esteja unida em torno deste objetivo.
Conto com todas/os
Abraços PedagógicosPublicado 12 meses atrás # -
Colegas hoje vemos nos jornais acontecimentos barbaros que estão acontecendo nas escolas, e com certeza Assistententes Socias na Educação ajudará e bastante amenizar tudo isso.Estou com vcs nessa luta até o fim.
A prática do Assistente Social na Educação será de mais valia para ajudar tanto as crianças como adolescente a priorizar o conhecimento.Portanto, segundo Novais (2001, p. 13), o profissional do Serviço Social deverá através desta desenvolver as seguintes atividades:• Pesquisa de natureza sócio-econômica e familiar para a caracterização da população escolar;
• Elaboração e execução de programas de orientação sócio-familiar, visando prevenir a evasão escolar e melhor o desempenho e rendimento do aluno e sua formação para o exercício da cidadania;
• Participação, em equipe multidisciplinar, da elaboração de programas que visem prevenir a violência; o uso de drogas e o alcoolismo, bem como visem prestar esclarecimento e informações sobre doenças infecto-contagiosas e demais questões de saúde pública;
• Articulação com instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias locais, com vistas ao encaminhamento de pais e alunos para atendimento de suas necessidades;
• Somente com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade sócio-familiar do aluno, de forma a possibilitar assisti-lo e encaminhá-lo adequadamente;
• Elaboração e desenvolvimento de programas específicos nas escolas onde existem classes especiais;
• Empreender e executar as demais atividades pertinentes ao Serviço Social, previstas pelos artigos 4º e 5º da lei 8662/93. (NOVAIS, 2001, p. 13).
No entanto se o profissional realizar todas essas atividades com compentência veremos ótimos resultados com sucessos.
Publicado 9 meses atrás # -
Como podemos e devemos nos organizar para implentar a referida lei?
Publicado 9 meses atrás # -
Estou trabalhando faz dez meses na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e posso afirmar o trabalho desenvolvido pelo Serviço Social é fundamental para que o processo de educação e permanência do aluno no espaço universitário. As possibilidades de atuação são inúmeras, pois não fica restrita ao atendimento do discente, mas é extendido para todo o quadro de docentes, técnicos administrativos e comunidade em geral.
Publicado 8 meses atrás # -
Karina, muito pertinente sua colocação. Corroboro com sua explanação quando da construção do espaço do Serviço Social no âmbito institucional da educação. Quando assumimos a função na UTFPR (eu e mai uma colega Assistente Social), ninguém tinha a menor noção das atividades que seriam desenvolvidas por nós. Muitos questionavam o motivo de ter Assistentes Sociais na Universidade. Hoje, felizmente, conseguimos justificar a ação do Serviço Social no espaço universitário. As pessoas estão conhecendo e valorizando a atuação do Assistente Social e, ao contrário do que faziam quando da implantação do Serviço Social com críticas, estão procurando o profissional, apresentando demandas e buscando soluções, o que justifica a presença dá legitimidade a ação do Assistente Social.
Publicado 8 meses atrás # -
Olá, colegas. Bem, estou iniciando minha atuação profissional da UTFPR e vejo muitas ações a serem desenvolvidas aqui. Estou muito feliz em ver a possibilidade de nossa inserção e de podermos legitimar nossa ação na busca da garantia de direitos e novos espaços socio-ocupacionias. Entretanto,embora tenhamos uma caminha lenta na efetivação e garantia de profissionais na Educação, entendo que devemos nos articular, com debates, publicações, socialização de informações e encontros sobre a questão. Obrigada e aguardo sugestões de todos.
Publicado 6 meses atrás # -
Olá Ivana:
Puxa que legal! Parabéns por ter conseguido entrar na UTFPR!! Qual é a unidade que vc está?
Tem disponibilidade para participar da comissão de SS na Educação, do CRESS?
Se tiver, é legal... poderás contribuir mto...
Aguardo contato
Feliz 2010!!!Publicado 6 meses atrás # -
Bom dia Dara!
Obrigada. Iniciei em dezembro/2009 no Campus de Pato Branco. Realmente é uma conquista especialmente por perceber que desde 1995 não tinha profissionais de Serviço Social neste local. Bem, é um desafio, mas que temos que enfrentar e conquistar. Quanto a participação da Comissão me coloco a disposição, pois além da importância da nossa participação e do estudo sobre nossa inserção nesta politica, tenho o interesse pessoal quanto a minha pesquisa de dissertação de mestrado. Embora ela não seja o tema central, ou esteja diretamente relacionada a educação, este perpassa a mesma (socio-educação).
No que for possivel, coloco-me a disposição.
Abraços!!!Publicado 6 meses atrás # -
Olá a todos e a todas. Assim como a colega Ivana trabalho na UTFPR - Campus Campo Mourão desde 2008. Gostaria da partilhar a conquista que vem se concretizando para a nossa categoria, ao menos nas instituições federais de ensino. Desde 2008 foram realizados 2 concursos para Assistente Social, sendo que hj a maioria dos 11 Campi que compõe a UTFPR dispõe de profissional de Serviço Social. Vale lembrar também que a recém criada UFFS realizou concurso em dezembro passado, dispondo uma vaga para o Campus de Realeza. Garantidas essas inserções, resta o desafio de consolidar nesses espaços o nosso compromisso ético e político frente aos diversos desafios que nos são postos. Nesse sentido, coloco-me também à disposição para contribuir com o debate no que for possível. Mas, principlamente, gostaria de me mostrar aberto a sugestões e idéias sobre a nossa atuação na educação, vez que as produções teóricas ainda não são, ao meu ver, tão vastas.
Abraços.
Caros colegas, em especial Ivana e Elton.
Comecei essa semana como assistente social no Campus de Cornélio Procópio da UTFPR. Neste momento, descobrindo qual será meu espaço institucional e como construir um trabalho de qualidade, gostaría de poder contar com o apoio de vocês. Se possível me adicionem no msn ou me mandem um e-mail, para trocarmos idéias. tatiam_ss@hotmail.com
Também gostaría de comentar com os demais colegas sobre as ações do Reuni e as diversas portas de atuação que o mesmo coloca para os profissionais de serviço social e as propostas para o sistema de ensino superior como um todo. Na página da UTFPR existe um link que permite acessar a proposta do Reuni.
Abraços a todos.
Olá Tatiane. Que bom, mais uma colega. Bem, acredito ser muito pertinente nós trocarmos informações. Já enviei email para vc. Do mesmo modo, acredito ser importante a nossa participação neste forum de debate. Abraço a todos e todas.
Publicado 5 meses atrás # -
Caros/as:
Fico feliz em saber que valorosos/as e empenhados/as profissionais estejam assumindo um papel tão importante no âmbito da universidade, com vistas a compor equipes multidisciplinares para viabilizar direitos aos/às estudantes. Gostaria de propor que fizéssemos uma reunião com este grupo que recém ingressou na UTFPR, ampliando para outros/as que estão nas universidades diversas, em Curitiba, através da comissão de Educação do CRESS, que é coordenada pela Daniela Moller. Ela é da direção do CRESS e atualmente representa a região sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) no GT nacional, do CFESS, que discute o Serviço Social na Educação. Eu também sou do CRESS e participei desta comissão e do GT. Atualmente não estou muito envolvida, mas como estamos pensando em realizar um encontro nacional de Ass. Sociais da Educação em 2011, seria muito relevante reunir estes/as profissionais por nível ou até por modalidade de ensino para podermos compreender as especificidades de cada espaço sociocupacional.
Aguardo retorno...
Abraços e sucesso no trabalho!Publicado 1 mês atrás # -
Olá Dara, eu sou formada em Serviço social, não atuo na área, mas trabalho na Educação, sempre ocorrem situações onde deveriamos contar com o trabalho do Assistente Social. Mas que infelismente não contamos nos nossos estabelecimentos de Ensino, esperamos ansiosos para que realmente faça valer a Lei que estabelece a existencia deste profissional na Educação. Eu trabalho como administrativo no Colégio, mas sempre que possível participo de algumas atividades, ações para que se possa desenvolver algum trabalho da qual o Assistente Social deveria estar desenvolvendo. Infelismente, ainda, não posso atuar como profissional da área, devido o cargo que estou, mas sempre levanto a questão da falta desse nas escolas e,os demais que trabalham no Estabelecimento de Ensino, também questionam sobre a falta desse profissional dentro da Educação.
Concordo com os demais colegas, que mesmo o pedagogo, psicólogo fazendo, por vezes, o trabalho que o assistente social deveria fazer, ainda falta o tato e cuidado para com os alunos e seus familiares. Precisamos realmente que ocorra essa inserção do Assistente Social o mais rápido possível dentro dos Estabelecimentos de Ensino.Publicado 3 semanas atrás #
Resposta
Você deve fazer login para publicar.